Série de Estudos em Romanos

Pregação Expositiva na Carta de Paulo aos Romanos


vídeo: clique no vídeo para assistir
áudio: clique no link para ouvir ou, com o botão direito do mouse, selecione 'salvar link como' para download do arquivo em mp3


26/08/2012
01 - O que um verdadeiro apóstolo deve anunciar? - (Romanos 1:1)


A carta de Paulo aos irmãos de Roma! Como ela é fundamental para os cristãos de todas as épocas! Como ela é primordial para os cristãos de hoje!!! Em um tempo no qual muitos se dizem evangélicos, nada melhor do que estudarmos os fundamentos do verdadeiro evangelho, descritos de maneira tão clara nesta Epístola.

Nesta primeira parte apresentamos, de maneira muito breve, um pano de fundo da história de Paulo e das razões pelas quais ele escreveu esta carta. Examinamos pouco: somente o versículo 1, no qual Paulo apresenta seu apostolado. Em um período em que, segundo alguns, existem aproximadamente 10.000 "apóstolos" no mundo, nada melhor do que verificarmos a autenticidade destes, à luz de nossa única, fundamental e inerrante base: As Escrituras.




02/09/2012
02 - Jesus: Cristo, Salvador e Senhor - (Romanos 1:2 a 7)

Em Breve




06/09/2012
03 - Todos queremos ver o poder de Deus - (Romanos 1:8 a 17)


Em nossos dias, na igreja evangélica, uma busca pelo "poder de Deus" tem ocorrido. Não é incomum ouvirmos de "sinais, prodígios e maravilhas" realizados em algumas das grandes igrejas neo pentecostais, especialmente as que estão na mídia.

Não há dúvida que Deus tem poder. Afinal, Ele é o Deus Todo Poderoso. Não ha´dúvida também que Jesus, o Filho de Deus, continua sendo o mesmo ontem, hoje e sempre (Hb 13:8), com isso seu poder se estende aos nosso dias. A grande questão é: Como o poder de Deus se apresenta a nós em sua expressão máxima? O apóstolo Paulo, na carta ao Romanos, revela-nos como.
A revelação máxima do poder de Deus. Este é o assunto deste vídeo.



16/09/2012
04 - Todos sabem da existência de Deus - (Romanos 1:18 a 23)


Neste estudo tratamos dos versos 18 a 23, no capítulo 1 da carta de Paulo aos Romanos. Estes versículos apresentam duas realidades indiscutíveis. A primeira, e mais difícil de ser compreendida e aceita, é o fato de que Deus, como um ser pessoal se ira. É Paulo quem escreve "a ira de Deus é revelada do céu". O que quer dizer esta ira? Com o que Deus se ira?

A segunda realidade, e a que define o título do estudo, é a de que todo ser humano sabe, sem sombra de dúvida, que Deus existe. Com esta afirmação, alguns podem questionar: Mas, e os ateus? Eles afirmam que não acreditam em Deus! Com base no que o apóstolo Paulo nos revela, podemos compreender se esta afirmação é, verdadeiramente, autêntica. Mesmo para os ateus.




07/10/2012


Como a ira de Deus se manifesta na humanidade? Ele manda raios, pragas, doenças e outras calamidades para assolar o homem? De acordo com o texto abordado neste vídeo, a resposta é não. As calamidades não são as formas que Deus usa para aqueles que O rejeitam. Sua ira se manifesta de maneira mais grave: Ele simplesmente dá à humanidade o que ela quer.

Deus entrega o homem às suas paixões. A partir deste momento está feito o estrago. 
Em sua pecaminosidade e afastamento de Deus, a humanidade se perverteu sexualmente, moralmente, em seus relacionamentos pessoais, em sua maldade, enfim, nós nos afundamos no pecado. Tudo porque não queremos a Deus. Façamos, então, a nossa a vontade e colhamos a consequência: a ira de Deus.



14/10/2012


Não são poucos os que se vangloriam de sua religião. Foi assim com os judeus no início da Igreja, é assim com católicos, evangélicos e com todos os demais que defendem suas práticas religiosas. O grande problema é que elas não valem absolutamente nada para Deus. Aliás, valem sim, nossa religiosidade vale um "trapo de imundícia", como escreveu o profeta Isaías (Is 64:6).

Este é o tema da reflexão contida neste vídeo. Paulo fala dos religiosos que julgam os outros. Eles são hipócritas e, portanto, estarão debaixo da condenação de Deus caso não se arrependam. Espero que você não esteja entre aqueles que defendem sua religião, pois, tenha certeza: sua religião, seja ela qual for, não vale nada!




21/10/2012
O Juízo de Deus - (Romanos 2:6 a 11)




Em Breve


28/10/2012
Como está sua consciência diante de Deus? - (Romanos 2:12 a 16)


Em Breve




18/11/2012


Todo religioso é hipócrita. Pesada esta afirmação, não? Contudo, à luz da Palavra de Deus, uma grande verdade. Quando Paulo, em Romanos, capítulo 2, verso 21, faz a pergunta: "Então você, que ensina os outros, não ensina a si mesmo?" Ele a faz, especificamente, aos religiosos judeus de sua época. Em outras palavras, o que o apóstolo afirma é o seguinte: Como você, que diz que não se deve fazer algo, faz exatamente o que afirma que não deve ser feito? A questão, obviamente, é sarcástica.


Todo religioso é assim. Ele cobra dos outros o que ele mesmo não faz. O que é isso se não hipocrisia? A questão diante desta postura é: A quem o religioso quer enganar? Ninguém é capaz de viver totalmente dentro dos padrões de Deus. Assim, alguns fingem que o fazem. Será que este não é o seu caso? Para ser aceito por Deus você se baseia no que faz ou deixa de fazer? Se for, não se desespere. Há uma solução! Um relacionamento pessoal com Cristo, algo que não tem nada a ver com religião. Este vídeo aborda este assunto.

2 comentários:

  1. Excelente estudo. Pena que faltaram alguns vídeos para complementar. Continuem realizando este trabalho de excelência que muito tem contribuído para a nossa compreensão sobre as Escrituras. Parabéns pela iniciativa. Deus os abençoe

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se vcs é iquai a igreja assembléia de Deus e se tem aqui onde moro eu moro em Itaquaquecetuba SP Brasil

    ResponderExcluir